Já preparou a sua lista de leitura do mês de março? Não? Confira as cinco sugestões de livros que listamos para você ler neste mês.

By Pixabay

Se você deseja iniciar uma leitura esse mês e ainda não escolheu nenhum livro para ler, essa pode ser a lista certa para você.
De Charlotte Brontë à Michelle Obama, a nossa lista do mês de março conta com obras que falam de amor e amizade, questionam a sociedade e seus costumes, identificam os maiores desafios do desenvolvimento pessoal e relatam eventos históricos que atravessam os séculos.

‘’A vida é curta demais para ser gasta com animosidades, só pensando nos acontecimentos ruins. ’’ – Charlotte Brontë

Confira abaixo a lista:


1 – Jane Eyre

O livro ‘’Jane Eyre’’ é um clássico da literatura inglesa escrito por uma das famosas irmãs Brontë, Charlotte. Publicado em 1847 sob o pseudônimo Currer Bell, a obra foi originalmente lançada em 3 volumes que contam a vida da personagem Jane Eyre.

Jane é uma órfã que vive sob a tutela de sua tia, Sra. Reed, e é descrita como uma garota imaginativa e selvagem. Ao decorrer do livro, acompanhamos a trajetória da garota, acompanhando sua estadia na casa dos Reeds, aos dez anos, até Thornfield Hall, aos dezoito anos.

O romance é ambientado na sociedade inglesa do século XIX e aborta temas como classismo, sexualidade e religião.

’É inútil dizer que os seres humanos devem satisfazer-se com a tranquilidade; eles precisam de ação; e a criarão se não puderem encontrá-la. ’’ – Charlotte Brontë

2 – Os Irmãos Karamazov

Considerada uma das maiores obras da literatura russa, ‘’Os Irmãos Karamazov’’ conta a história da conturbada relação da família Karamazov em uma cidade da Rússia, começando a obra pelo seu patriarca Fiódor Pavlovitch.

Fiódor é um viúvo que enriqueceu devido aos dotes de suas esposas, ambas mortas. Com a primeira esposa, ele tem um filho, Dmitri. Enquanto que com a segunda, ele tem dois filhos, Ivan e Aliêksei. Dentre a relação conturbada da família, a mais grave acontece entre o Dmitri e Fiódor, que acabam se apaixonando e disputando o amor da mesma mulher, Gruchénka.

A obra foi escrita em 1879, pelo autor Fiódor Dostoiévski, e é bastante aclamada pela crítica. O livro já sofreu seis adaptações cinematográficas – sendo a mais conhecida o filme homônimo do diretor norte-americano Richard Brooks, de 1958 – e uma adaptação para a televisão, em 2009.

‘’Eu creio que se deve amar a vida sobre todas as coisas. – Amar a vida mais do que o seu sentido? – Sim, a vida, sem considerações nem lógica, como tu dizes; quando não nos importarmos com a sua lógica compreenderemos o seu sentido. ‘’ - Fiódor Dostoiévski

3 – O Caçador de Pipas

Escrito pelo romancista e médico afegão Khaled Hosseini, naturalizado norte-americano, ‘’O Caçador de Pipas’’ conta a história dos dois melhores amigos, Amir e Hassan, no Afeganistão.

Amir, um garoto afegão nascido em uma família rica de Cabul, vive atormentado pela culpa de ter traído seu melhor amigo e criado Hassan, um garoto hazara (etnia) – que vive sendo hostilizado junto com o seu pai, Ali, por membros da etnia predominante em Cabul, os pashtuns sunitas – quando eram crianças.

A obra é ambientada no Afeganistão, desde a queda da monarquia, em 1973, à invasão soviética no país, em 1979 – fato que acabou gerando uma forte emigração de refugiados para o Paquistão e os Estados Unidos.

O livro publicado em 2003 foi adaptação para o cinema em 2007, sob o mesmo título, dirigido por Marc Forster e estrelado por Khalid Abdalla (Voo United 93).

‘’Pode ser injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da sua vida inteira. ‘’ – Khaled Hosseini

4 – Mais Esperto Que o Diabo

Publicado postumamente em 2011, o livro ‘’Mais Esperto Que O Diabo’’ foi escrito por Napoleon Hill, autor norte-americano famoso por suas obras sobre realização pessoal, em especial ‘’A Lei do Triunfo’’.

Na obra, Hill narra uma entrevista entre o ‘’senhor humano’’ e o Diabo. Durante a entrevista, o autor identifica e ensinar a como superar os principais medos e limitações para o desenvolvimento humano, que são tidas como ferramentas que o diabo utiliza para alienar a raça humana.

‘’Sua única limitação é aquela que você impõe em sua própria mente. ‘’ – Napoleon Hill

5 – Minha História

Michelle Obama é uma das mulheres mais famosas do mundo, pelo o que se pode se dizer. Em sua autobiografia, denominada ''Minha História’’ – originalmente intitulado ‘’Becoming’’ –, Michelle relata as suas memórias pessoais, contando desde a infância em Chigado até ser tornar a vida como Primeira-Dama dos Estados Unidos.

O livro é dividido em três partes: A primeira conta da sua infância à sua carreira como advogada no escritório Sidley Austin, onde conheceu Barack Obama. A segunda parte começa relatando o início do relacionamento entre ela e Barack e vai até início da carreira política dele no senado do estado de Illinois, terminando na noite das eleições de 2008 – que elegeram Barack Obama como Presidente dos Estados Unidos. Já a terceira e última parte relata a vida dos Obamas como a ‘’Primeira-Família’’.

A obra foi um sucesso de vendas, se tornando o livro mais vendido de 2018, sendo traduzido para 24 idiomas. Além disso, o livro foi elogiado pela crítica ganhando, em sua maioria, avaliações positivas.

Curiosidade: Um milhão de cópias do livro foram doadas à First Book, uma organização americana sem fins lucrativos que fornece livros, além de itens essenciais, para crianças carentes.  


‘’Sua história é o que você tem, o que sempre terá. É algo para se orgulhar. ’’ – Michelle Obama


E aí, já leu algum dos livros? Qual foi o seu livro favorito da lista? Conte nos comentários e deixe suas sugestões.


 Teste agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário