‘’Shallow’’ e ‘’Man or Muppet’’ são algumas das canções que ganharam o Oscar nesses últimos anos.



O Oscar é um dos maiores prêmios do cinema mundial, onde todos os anos dezenas de filmes que foram indicados, pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como os melhores do ano, são premiados em diversas categorias.
Uma dessas categorias do Oscar, que está relacionada a música, é a categoria ‘’Melhor Canção Original’’, onde a cerimônia premia a melhor canção produzida especialmente para um filme.

Nos últimos 10 anos, três mulheres foram premiadas nessa categoria – Adele, Kristen Anderson-Lopez e Lady Gaga, sendo essa última, a primeira mulher a ser indicada a esta categoria e a categoria ‘’Melhor Atriz’’, por seu papel em ‘’Nasce Uma Estrela’’, em uma mesma edição.

Nesse ano, 2020, foram indicadas as seguintes músicas:  ‘’(I’m Gonna) Love Me Again’’ de Elton John e Bernie Taupin para o filme ‘’Rocketman’’, ‘’Into The Unknown’’ de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez para o filme ‘’Frozen II’’, ‘’Stand Up’’ de Cynthia Erivo e Joshuah Brian Campbell para o filme ‘’Harriet’’, ‘’I Can’t Let You Throw Yourself Away’’ de Randy Newman para o filme ‘’Toy Story 4’’ e ‘’I’m Standing With You’’ de Diane Warren para o filme ‘’Superação: O Milagre da Fé’’. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 9 de fevereiro.

Por isso, antes de conhecermos a melhor canção do ano da edição 2020, relembre as 10 músicas que venceram o Oscar nos últimos 10 anos.

Confira a lista:

1 – The Weary Kind – ‘’Coração Louco’’ (2010)



A música ‘’The Weary Kind’’, que na tradução literal significa ‘’O Tipo Cansado’’, fez parte da trilha sonora do filme ‘’Coração Louco’’, de 2009, estrelado por Jeff Bridges e Maggie Gyllenhaal e foi escrita por T-Bone Burnett e Ryan Bingham.
O longa conta a história de um cantor de música country que tenta recomeçar sua vida depois de conhecer uma jovem jornalista. O filme foi indicado a três categorias do Oscar 2010, vencendo as categorias ‘’Melhor Ator’’ e ‘’Melhor Canção Original’’.  

2 – We Belong Together – ‘’Toy Story 3’’ (2011)



Escrita por Randy Newman, que já foi indicado 19 vezes ao Oscar, ‘’We Belong Together’’ fez parte da trilha sonora do filme de animação, de 2010, ‘’Toy Story 3’’.
O filme narra a continuação da história dos brinquedos Woody e Buzz, que pertencem a Andy, que agora está com 17 anos e prestes a ir para a faculdade.
O longa recebeu cinco indicações ao Oscar 2011 nas categorias ‘’Melhor Filme’’, ‘’Melhor Roteiro Adaptado’’, ‘’Melhor Edição de Som’’, ‘’Melhor Filme de Animação’’ e ‘’Melhor Canção Original’’ – ganhando as duas últimas categorias.
‘’Toy Story 3’’ foi terceiro filme de animação da história a ser indicado na categoria ‘’Melhor Filme’’, sendo primeiro ‘’A Bela e Fera’’ e o segundo ‘’Up’’.

3 – Man or Muppet – ‘’Os Muppets’’ (2012)



A música ‘’Man or Muppet’’ do filme ‘’Os Muppets’’ é a terceira canção da lista a faturar o Oscar de ‘’Melhor Canção Original’’, na edição 2012, sendo escrita por Bret McKenzie e interpretada por Jason Segel e Peter Linz.
O filme é baseado nos personagens, que primeiramente foram apresentados no programa de TV ‘’Sam and Friends’’ e depois no famoso ‘’Sesame Street’’ – programa que já está sua 47º temporada – e introduz um novo personagem ao universo intitulado de Walter. Walter é um Muppet que mora com o seu irmão Gary que é humano.

4 – Skyfall – ‘’007 – Operação Skyfall’’ (2013)



A música que possui o mesmo nome do filme, na versão original ‘’Skyfall’’, foi escrita por Adele e Paul Epworth e ganhou o Oscar em 2013 como ‘’Melhor Canção Original’’.
A canção pertence a trilha sonora do filme ‘’007: Operação Skyfall’’, sequência de ‘’007 – Quantum of Solace de 2008’’, da franquia de filmes do famoso agente secreto James Bond.
O longa foi indicado a cinco categorias do Oscar 2013, são elas: ‘’Melhor Fotografia’’, ‘’Melhor Mixagem de Som’’, ‘’Melhor Trilha Sonora’’, ‘’Melhor Edição de Som’’ e ‘’Melhor Canção Original’’ – vencendo as duas últimas.  

5 – Let It Go – ‘’Frozen: Uma Aventura Congelante’’ (2014)



É quase impossível nunca ter ouvido a famosa música ‘’Let It Go’’ do filme de animação Frozen, de 2013.
A canção que foi composta por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez ganhou diversos prêmios, incluindo o Oscar de ‘’Melhor Canção Original’’ e o Grammy de ‘’Melhor Canção Composta para Mídia Visual’’.
A versão original foi interpretada por Idina Menzel, que deu voz a rainha Elsa no filme, mas a canção recebeu outra versão que foi interpretada pela cantora Demi Lovato, que também está presente na trilha sonora do filme.
‘’Frozen’’ se passa no reino de Arendelle, na Noruega, e narra a história das irmãs Elsa e Anna, filhas do Rei de Arendelle.

6 – Glory – ‘’Selma’’ (2015)



Escrita e interpretada pelos cantores Common e John Legend, ‘’Glory’’ faz parte da trilha sonora do filme Selma, de 2014.
O enredo do filme é baseado nas manifestações conhecidas como ‘’Marchas de Selma a Montgomery’’, ocorridas em 1965, que foram lideradas por James Bevel, Hosea Williams, Martin Luther King Jr. E John Lewis. O longa foi indicado a duas categorias do Oscar – ‘’Melhor Filme’’ e ‘’Melhor Canção Original’’, ganhando a última.

7 – Writing’s on the Wall – ‘’007: Contra Spectre’’ (2016)



‘’Whirting’s on the Wall’ é a segunda canção de um filme da franquia de James Bond na lista. A canção foi escrita por Jimmy Napes e Sam Smith, sendo interpretada pelo último. A música ganhou o Oscar na categoria ‘’Melhor Canção Original’’, da edição 2016, desbancando a então favorita ‘’Til It Happens to You’’ da Lady Gaga.
‘’007: Contra Spectre’’ é uma sequela do filme ‘’007: Operação Skyfall’’, de 2012.

8 – City of Stars – ‘’La La Land’’ (2017)



O premiado musical ‘’La La Land’’, de 2016, foi um sucesso de crítica e conquistou 14 indicações ao Oscar 2017, ganhando em seis categorias: ‘’Melhor Diretor’’, ‘’Melhor Atriz’’, ‘’Melhor Direção de Arte’’, ‘’Melhor Fotografia’’, ‘’Melhor Trilha Sonora’’ e ‘’Melhor Canção Original’’.
Na categoria ‘’Melhor Canção Original’’, o filme recebeu duas indicações para as músicas ‘’Audition (The Fools Who Dream) ’’ e ‘’City of Stars’’, sendo esta última a vencedora.
A canção foi escrita por Justin Hurwitz, Benj Pasek e Justin Paul, sendo interpretada por Emma Stone e Ryan Gosling que estrelaram o filme.
‘’La La Land’’ conta a história de um pianista de jazz e uma aspirante a atriz que se conhecem e se apaixonam em Los Angeles.

9 – Remember Me – ‘’Viva: A Vida é uma Festa’’ (2018)



‘’Remember Me’’ é uma das músicas do premiado filme de animação ‘’Viva: A Vida é uma Festa, originalmente chamado de ‘’Coco’’, de 2017.
A canção foi escrita por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, que já haviam vencido essa categoria do Oscar anteriormente com a música ‘’Let It Go’’ do filme ‘’Frozen’’. O casal também está concorrendo a categoria este ano com a música ‘’Into The Unknown’’, do filme ‘’Frozen II’’.
O filme ‘’Viva: A Vida é uma Festa’’ conta a história de Miguel Rivera, um garoto mexicano de 12 anos, que é acidentalmente transportado para o mundo dos mortos, onde precisa encontrar seu trisavó músico para conseguir retornar ao mundo dos vivos. O longa concorreu em dois categorias do Oscar 2018 e venceu as duas, de ‘’Melhor Canção Original’’ e ‘’Melhor Filme de Animação’’

10 – Shallow – ‘’Nasce Uma Estrela’’ (2019)



Baseado no filme ‘’Nasce Uma Estrela’’, de William A. Weilman, de 1937, o filme de Bradley Cooper foi um dos filmes mais bem-sucedidos de 2018. O longa conquistou diversas indicações e prêmios, incluindo oito indicações ao Oscar e cinco indicações ao Globo de Ouro – do qual acabou vencendo uma categoria em cada prêmio, justamente às que se referenciam a música ‘’Shallow’’.
A canção foi escrita por Lady Gaga, Andrew Wyatt, Anthony Rossomando e Mark Ronson – sendo interpretada por Lady Gaga e Bradley Cooper – e conquistou mais de 50 prêmios, se tornando a música mais premiada da história.
O filme ‘’Nasce Uma Estrela’’ narra a história de Jackson Maine, um cantor famoso de música country alcoólatra, que acaba conhecendo e se apaixonando pela garçonete e cantora Ally.

Qual é a sua música e filme favorito da lista? E qual é a sua aposta para o vencedor do Oscar 2020? Conte nos comentários.


 Teste agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário