5 livros para ler em fevereiro

by - fevereiro 07, 2020

Fevereiro chegou e a nossa lista de leitura mensal também!

Photo by Wilson Webb - © © 2019 CTMG, Inc.

Como quem acompanha o blog já sabe, todo o início de mês publicamos um post com cinco indicações de livros para você usufruir no mês, de acordo com sua preferência. Pensando nesse mês de fevereiro, onde ocorrerá uma das maiores premiações do cinema, ou melhor, a maior premiação, trouxe cinco obras que tiveram suas respectivas adaptações ao cinema indicada ao Oscar desse ano – e do ano passado.

Confira abaixo a lista:


Escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868, a obra ‘’Mulherzinhas’’ conta a história de Jo e de suas três irmãs – Meg, Beth e Amy – durante e após a Guerra Civil Americana (1861-1865). 
A personagem Jo é inspirada na própria autora, assim como a relação dela (Jo) com as irmãs, e até mesmo a personalidade das próprias, é baseada na relação de Louisa com suas irmãs: Anna, Elizabeth e Abigail.
O livro foi adaptado para o cinema diversas vezes e, em 2019, a obra sofreu mais uma adaptação por Greta Gerwig, que foi indicada na categoria ‘’Melhor Roteiro Adaptado’’ do Oscar. O filme intitulado, no Brasil, de ‘’Adoráveis Mulheres’’ recebeu no total 6 indicações ao prêmio.


O filme ‘’O Irlandês’’ estrelado por Robert De Niro e Al Pacino, que recebeu 10 nomeações ao Oscar, foi baseado na obra biográfica, de 2004, escrita por Charles Brandt e foi adaptada para o cinema pelo roteirista Steven Zaillian.
O livro conta a história de Frank Sheeran, um veterano da Segunda Guerra Mundial e sindicalista, conhecido como ‘’O Irlandês’’, que se torna um mercenário para a família Bufalino, uma das famílias mais poderosas da máfia do nordeste da Pensilvânia, nos Estados Unidos. 


O livro que inspirou o filme, de 2019, intitulado de ‘’Jojo Rabbit’’, foi escrito pela neozelandesa-belga Christine Leunens e publicado em 2004, e adaptado para o cinema pelo roteirista Taika Waititi, que também dirigiu e atuou no filme. A obra cômica de Waititi recebeu 6 indicações ao Oscar.
‘’O Céu que Nos Oprime’’ narra a história de Johannes Betzler, um membro ávido da Juventude Hitlerista na década de 40, que descobre que seus pais estão escondendo uma garota judia chamada Elsa na sua casa, em Viena.
O livro ainda não foi lançado no Brasil, mas já se encontra em pré-venda na Amazon.


O livro escrito por Anthony McCarten foi a inspiração para o filme ‘’Dois Papas’’ da Netflix, que recebeu três indicações ao Oscar 2020, incluindo ‘’Melhor Roteiro Adaptado’’ para Anthony, que também escreveu o roteiro do longa.
A obra navega entre as teorias sobre a decisão do papa Bento XVI de renunciar ao papado em 2013 e como o cardeal Jorge Bergoglio, atual Papa Francisco, lidou com a sua chegada ao poder, traçando uma linha do tempo e mostrando os bastidores do Vaticano.


A obra ‘’Infiltrado na Klan’’ inspirou o filme homônimo, de 2018, do diretor e ator Spike Lee. O longa foi indicado a seis categorias do Oscar 2019 e venceu a categoria ‘’Melhor Roteiro Adaptado’’.
O livro escrito por Ron Stallworth, um policial afro-americano, narra a sua própria experiência como investigador da Ku Klux Klan (KKK), um dos grupos que defendem correntes reacionárias e extremistas – como a supremacia branca, o nacionalismo branco, a anti-imigração, o anticatolicismo, antissemitismo e entre outras – e se expressavam através do terrorismo contra as pessoas das quais eles se opõem, na cidade de Colorado Springs.



Já leu algum dos livros citados ou assistiu alguma de suas adaptações no cinema? Conte nos comentários.



You May Also Like

0 comentários