As 10 maiores bilheterias de 2019

by - janeiro 01, 2020


Avatar perde o posto de maior bilheteria de todos os tempos e Disney quebra novo recorde.

© Marvel Studios
Dos ‘’super-heróis’’ às ‘’animações’’, os dez filmes de maiores bilheterias do ano arrecadaram juntos um total de U$11,897 bilhão, sendo os três longas-metragens do MCU (Universo Cinematográfico Marvel), do ano, responsáveis por 42,5% desse valor – ou seja, U$5,058 bilhão.

Além da incrível marca, neste ano um novo filme (Vingadores: Ultimato) assumiu o posto de maior bilheteria da história com mais de U$2,797 bilhão de bilheteria mundial. Outro recorde marcado foi do estúdio Disney, sendo o primeiro estúdio na história a lançar seis filmes que ultrapassaram uma bilheteria de um bilhão de dólares.

Confira abaixo a lista de maiores bilheterias do ano:

10 – Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw

© Universal Studios
‘’Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw’’ é um longa spin-off da bem-sucedida franquia de filmes ‘’Velozes e Furiosos’’, dirigido por David Laitch e escrito por Chris Morgan, com os personagens Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham) na trama central.

Dessa vez, a dupla se une para tentar deter um terrorista geneticamente modificado chamado Brixton, que deseja obter um supervírus programável para conseguir realizar o seu plano.

O filme com o orçamento de 200 milhões de dólares foi lançado oficialmente em agosto e conseguiu uma arrecadação mundial de mais de 758 milhões de dólares, sendo 22,9% do valor das arrecadações em território estadunidense, se tornando o 10º longa de maior bilheteria de 2019.

9 – Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker

© Lucasfilm
Apesar de ainda se encontrar em cartaz, o episódio IX da saga ‘’Star Wars’’ já se encontra no top 10 de maiores bilheterias de 2019.

O longa intitulado ‘’Star Wars: A Ascensão Skywalker’’ se passa um ano após os eventos ocorridos em ‘’Star Wars: Os Últimos Jedi’’ e é o último filme de uma das maiores sagas do cinema – se não a maior.

Lançado no dia 20 de dezembro, ou seja, com apenas 11 dias em cartaz, o filme de J. J. Abrams obteve uma arrecadação mundial de mais de 815 milhões de dólares, sendo 50% do valor da renda obtida somente nos Estados Unidos.

8 – Aladdin

© Disney
Estrelado por Will Smith, Naomi Scott e Mena Massoud, o filme ‘’Aladdin’’ é um live-action baseado no filme de mesmo nome de 1992. O longa narra a história do jovem Aladdin, um pobre ladrão da cidade árabe de Agrabah, que é obrigado a roubar uma lâmpada mágica da Caverna dos Tesouros.

O remake da animação de 1992, que conquistou gerações, arrecadou U$1.050.693.953 ao redor do mundo, em 2019, e se tornou o 8º longa de maior bilheteria do ano, além do 36º filme de maior bilheteria da história.

7 – Coringa

© Warner Bros. Entertainment
Baseado no personagem de mesmo nome da DC Comics, editora especializada em história em quadrinhos, ‘’Coringa’’ mostra a origem do personagem. Ambientado em 1981, o longa segue Arthur Fleck, um palhaço que tenta se tornar um comediante de stand-up e acaba envolvido em um crime, que desencadeia uma série de eventos que levam Gotham City ao caos.

O filme se tornou bastante polêmico, principalmente nos Estados Unidos, devido ao seu conteúdo violento e as cenas com armas. Devido a isso, o Motion Picture Association Of America deu ao filme uma classificação indicativa ‘’para maiores de 18 anos’’.

A produção que é dirigido e co-escrito por Todd Phillips (Se Beber, Não Case!), apesar de receber opiniões vistas, foi um sucesso de bilheteria e se tornou o filme com classificação +18 anos de maior bilheteria da história, sendo o 7º filme de maior bilheteria do ano com uma arrecadação mundial de U$1.062.994.002. Vale ressaltar que a produção teve um orçamento de aproximadamente U$55 milhões apenas.

6 – Toy Story 4

© Pixar
O quarto filme da série de filmes ‘’Toy Story’’ estreou em junho e conquistou uma bilheteria de U$1,073 bilhão ao redor do mundo, se tornando a sexta maior bilheteria do ano de 2019 – além de se tornar, a maior bilheteria da franquia.

Ambientado dois anos após os eventos ocorridos no ‘’Toy Story 3’’, Woody e a turma vivem na casa de Bonnie quando um novo brinquedo é apresentado, o ‘’Garfinho’’. Embarcando em novas aventuras, o grupo acaba reencontrando um antigo amigo perdido, Bo Peep.

O longa dirigido por Josh Cooley e escrito por Stephany Folsom e Andrew Stanton foi muito bem recebido pela crítica. No site Rotten Tomatoes, o filme recebeu uma aprovação de 97% baseada em 421 avaliações. Enquanto que no site Metacritic, o filme recebeu uma nota 84/100 baseada em 57 avaliações.

5 – Capitã Marvel

© Marvel Studios
Lançado em março, ‘’Capitão Marvel’’ é um longa-metragem baseado na personagem Carol Danvers da Marvel Comics. O filme é estrelado por Brie Larson, como a super-heroína Carol Danvers, e Samuel L. Jackson, revivendo mais uma vez o agente Nick Fury.

O longa conta a história de Vers, uma mulher membro do exército do Império Kree que no período se encontra em conflito contra os Skrulls, seres alienígenas metamorfos. Durante uma intervenção para tentar impedir uma invasão dos Skrulls no planeta Terra, ela tem memórias de uma outra vida como a agente da Força Aérea norte-americana, Carol Danvers. Buscando descobrir o que aconteceu no passado, Carol se junta a Nick Fury e com sua ajuda eles tentam descobrir os segredos do passado, além de como pôr um fim no conflito intergaláctico entre os Skrulls e o Império Kree.

O filme de Anna Boden e Ryan Fleck é o 21º do MCU e é o 9º filme de maior bilheteria da franquia. Mundialmente, o filme arrecadou uma bilheteria de U$1,128 bilhão, sendo U$426 milhões somente no Estados Unidos, ficando na 5ª colocação do ano de 2019. 

4 – Homem-Aranha: Longe de Casa

© Marvel Studios
O segundo filme do Universo Cinematográfico da Marvel na lista é ‘’Homem-Aranha: Longe de Casa’’. Lançado oficialmente em julho, o longa alcançou a marca de U$1,131 bilhão de bilheteria e se tornou 4º filme de maior bilheteria do ano, com uma arrecadação doméstica de U$390 milhões – um total que representa 34,5% da renda.

O filme é sequência de ‘’Homem-Aranha: De Volta ao Lar’’, lançado em 2017, e segue os eventos pós ‘’Vingadores: Ultimato’’, com Tom Holland novamente no papel de Peter Parker – personagem do MCU do qual o filme é baseado.

Bem-recepcionada pela crítica, a sequela garantiu um índice de aprovação de 91%, no Rotten Tomatoes, baseado em 423 avaliações. No IMDb, o longa conseguiu uma nota 7,6/10 com base em 250 mil avaliações.

3 – Frozen 2

© Disney
Em cartaz em diversos países e ainda nem lançado em outros, o filme de Chris Buck e Jennifer Lee foi lançado em novembro nos Estados Unidos e já alcançou a marca de $453 milhões de bilheteria doméstica, com um total de U$1,236 bilhão mundialmente – o que o torna o terceiro colocado da lista de maiores bilheterias de 2019.

A sequência do filme ‘’Frozen – Uma Aventura Congelante’’, de 2013, se passa seis anos após o primeiro filme e mostra a rainha Elsa e sua irmã Anna junto com os seus amigos Olaf e Kristoff, além da rena Sven, em busca de uma nova aventura para descobrir a origem dos poderes da Elsa.

2 – O Rei Leão

© Disney
O remake da animação, de 1994, de mesmo nome é o segundo da lista com uma arrecadação mundial de U$1,656 bilhão, sendo U$543 milhões arrecadados somente nos Estados Unidos.

Dirigido por Jon Favreau, ‘’O Rei Leão’’ estreou em julho e retrata a jornada do pequeno leão Simba, que nasce como futuro rei da Pedra do Reino, mas acaba traído e exiliado de seu próprio reino.

O filme recebeu críticas mistas da crítica, sendo bastante comparado a animação de 1994, porém aclamado pelas suas realizações visuais. No site do Rotten Tomatoes, o longa obteve uma aprovação de 53% dos críticos, com base em 399 avaliações. Já no IMDb, o filme recebeu uma nota 7,0/10 dos usuários, com base em 152 mil avaliações.

 1 – Vingadores: Ultimato

© Marvel Studios
Além de ser considerado um dos melhores filmes do ano, ‘’Vingadores: Ultimato’’ também ficou com o título de maior bilheteria do ano com uma renda de U$2,797 bilhão, ultrapassando o posto de ‘’Avatar’’ (U$2,789 bilhão) como o filme de maior bilheteria da história do cinema.

O filme é o fechamento de uma era do universo da Marvel nos cinemas, dando um desfecho a personagens bastante famosos. A história se passa após os eventos de ‘’Vingadores: Guerra Infinita’’ e mostra os grupo de heróis intitulados de Vingadores buscando maneiras para desfazer as ações realizadas por Thanos nos filmes anteriores.

Dirigido pelos irmãos Russo (Joe e Anthony), ‘’Ultimato’’ teve um orçamento de aproximadamente U$356 milhões, obtendo um lucro de aproximadamente U$2,441 bilhão.  

Além de bem-recebido pelo público, o filme também foi bem recebido pela crítica, obtendo em sua maioria opiniões bastante favoráveis. No Rotten Tomatos, por exemplo, o filme recebeu uma aprovação de 94%, com base em 502 avaliações. Enquanto no IMDb, o longa recebeu uma nota 8,5/10, com base na avaliação de 635 mil usuários.

Assistiu algum filme da lista em 2019? Qual é o seu favorito? Conte nos comentários.



Referências: Box Office Mojo


You May Also Like

0 comentários