Quinze obras que você deveria ler em 2020, se você ainda não leu.

By Pixabay

2020 começou há 9 dias e há quem ainda nem tenha feito as suas resoluções para o ano. Para os leitores de plantão ou para os que estão dispostos a ler mais livros em 2020 ou, quem sabe até, para aqueles que estão dispostos a começar a ler livros nesse novo ano, trouxemos uma lista com quinze obras que você deveria ler pelo menos uma vez na sua vida. Entre romances, tragédias e leis que prometem que ajudar a alcançar o sucesso, a nossa lista contém clássicos de diversas nacionalidades.

Confira:


1 – Orgulho e Preconceito

Escrito pela autora britânica Jane Austen, em 1797, e publicado em 1813, ‘’Orgulho e Preconceito’’ conta a história de Elizabeth Bennet, a segunda de cinco filhas de um proprietário rural, que tem que lidar com diversos problemas da sociedade da época. A história se passa no século XIX, na cidade fictícia de Meryton, no condado de Hertfordshire.
Apesar do período em que a obra se passa, os temas retratados por Austen acabam sendo ainda bastante atuais, o que contribui bastante para obra ser tão bem-sucedida atualmente. Sem dúvidas, ‘’Orgulho e Preconceito’’ é um dos clássicos que você deve colocar na sua lista de leitura do ano, se você ainda não o leu.


2 – O Poder do Hábito

Se você busca se tornar mais produtivo para conquistar seus objetivos, esse é o livro indispensável para você. ‘’O Poder do Hábito’’, obra de Charles Duhigg, explora a ciência por trás dos hábitos: Como criamos hábito bom? Como mandemos um hábito? Como nos desfazemos de um hábito ruim?
Com exemplos de casos reais e com um conceito bastante simples, Duhigg mostra ao leitor como os hábitos são criados e prolongados ao decorrer do tempo. Um livro poderoso que todo mundo deveria ler.



3 – O Sol É Para Todos

A obra de Harper Lee, publicada em 1960, é um dos maiores clássicos da literatura norte-americana que retrata diferentes temas, sendo o principal – o preconceito racial.
O livro é narrado por Scout, filha do advogado Atticus Finch, que presencia os esforços do pai ao defender um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca durante a década de 30, nos Estados Unidos, que acaba sofrendo represálias da comunidade racista.






4 – Inteligência Emocional

Escrito pelo psicólogo americano Daniel Goleman e publicado em 1995, o livro ‘’Inteligência Emocional’’ transformou o conceito de que se empregava à ‘’inteligência’’.

Partindo de casos cotidianos e novas descobertas neurológicas, Coleman traz o conceito de duas mentes – a racional e a emocional – explicando e fundamentando suas teses. O autor apresenta cinco habilidades da inteligência emocional e mostra como elas podem ser determinantes para o nosso sucesso pessoal e profissional, através de exemplos. 



5 – O Menino Feito de Blocos

Inspirado na relação do autor Keith Stuart com o filho autista, ‘’O Menino Feito de Blocos’’ conta a história de Alex, um homem muito ocupado e ausente em casa, que apesar de amar sua família encontra dificuldade para se relacionar com Sam – seu filho autista de oito anos.
Após se divorciar da esposa e ir morar com o seu melhor amigo, Alex se vê na função de pai em meio-experiente e é nesse cenário que o Minecraft entra em cena. Sam começa a jogar o famoso jogo feito de blocos, e o que era apenas um jogo, acaba trazendo uma incrível mudança e transformando a vida de toda a família.



6 – Mulheres Que Correm Com Os Lobos

Utilizando mitos, histórias e contos, a psicóloga Junguiana Clarissa Pinkola Estés mostra como as mulheres vêm sendo transformadas numa espécie de ‘’animal doméstico’’ através dos séculos. Identificando a essência da alma feminina, a autora propõe um resgate da ‘’Mulher Selvagem’’, como uma forma de se atingir a libertação afim de se livrar dos problemas que cercam as mulheres modernas, frutos do processo de domesticação da mulher.




7 – A Lei do Triunfo

Publicado em 1928, ‘’A Lei do Triunfo’’ é o resultado de mais de 20 anos de pesquisas do jornalista Napoleon Hill.
Hill ouviu mais de 16 mil pessoas e conversou com os 500 milionários mais importantes da época para descobrir o ‘’gene’’ do sucesso.
Será que existe uma fórmula para alcançar o sucesso? Depois de passar duas décadas investigando, Hill elaborou 16 leis que ele considerou essenciais e práticas para se ter sucesso, que são descritas na sua obra.
Um dos mais famosos e importantes livros da área, ‘’A Lei do Triunfo’’ é a obra-prima de Napoleon Hil. Um livro que certamente todos deveriam ler.

8 – Os Miseráveis

Uma das obras mais adaptadas da lista, ‘’Os Miseráveis’’ é um dos grandes sucessos do autor francês Victor Hugo, publicado em 1862, considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial.
Uma história atemporal que retrata a desigualdade social e a miséria na sociedade francesa do século XIX. Nesse livro, Hugo relata a vida de Jean Valjean – um homem que é condenado a dezenove anos de prisão por roubar um pão – até a sua morte.




9 – Sapiens

Best-seller mundial, o livro ‘’Sapiens’’, escrito pelo conceituado professor Yuval Noah Harari, conta a história da humanidade, desde seu surgimento até os dias atuais, de forma simples e inovadora.
Dividido em 4 partes, ou melhor, em 4 revolução, Yuval tenta demostrar, em 464 páginas, o passado e o possível futuro de nossa civilização.






10 – O Senhor Dos Anéis

Escrito por J. R. R. Tolkien, entre 1937 e 1949, ‘’O Senhor dos Anéis’’ é uma obra dividida em três partes que dá continuação ao mundo criado por Tolkien em ‘’O Hobbit’’. Atualmente, a saga é considerada um clássico da literatura mundial e um marco para a ficção cientifica no século XX.

‘’O Senhor dos Anéis’’ se passa 60 anos após os eventos do livro ‘’O Hobbit’’ com Bilbo passando o seu anel para Frodo Bolseiro. O que ambos não sabem é que o anel pertencente a Bilbo, é na verdade o ‘’Um Anel’’ feito em segredo pelo Senhor do Escuro, Sauron, que tenta retornar seu antigo poder na Terra Média e para isso necessita de seu anel de poder.
Para evitar que o ‘’Um Anél’’ caia nas mãos de Sauron, Frodo e mais oito companheiros (Galdalf, Aragorn, Boromir, Legolas, Gimli, Sam, Merry e Pippin) formam uma sociedade e embarcam em uma jornada até a terra de Mordor para destruir o Um Anél.

11 – Dom Casmurro 

Publicado em 1899 e escrito pelo escritor brasileiro Machado de Assis, ‘’Dom Casmurro’’ narra a história de Bentinho, um advogado solitário de 54 anos, vivendo no Rio de Janeiro, que atende pela alcunha de Dom Casmurro.
Quem narra a história é o próprio Bentinho, que conta desde a sua infância em Matacavalos, a vida no seminário, o amor por Capitu e a vida conjugal até seus surtos de ciúme que levam a ruptura do casal.

Uma das obras mais importantes de Machado, ''Dom Casmurro'' já recebeu diversas adaptações durante os anos e já foi traduzida para mais de 15 idiomas.




12 – O Homem Mais Rico da Babilônia

Publicado primeiramente sob a forma de panfletos em bancos e companhias de seguros norte-americanas, ‘’O Homem Mais Rico da Babilônia’’ é um livro de parábolas ambientadas na antiga Babilônia que trazem ensinamentos sobre finanças pessoais.
Escrito por George S. Clason e publicado em 1926, a obra é considerada um dos mais antigos e melhores livros da área de finanças do mundo.






13 – O Homem de Giz

Best-seller escrito pela britânica C. J. Tudor, publicado em 2018, ‘’O Homem de Giz’’ em diferentes períodos, 1986 e 2016, e conta a história de Eddie e seus amigos.

Em 1986, o jovem Eddie e seus amigos vivem andando de bicicleta e se aventurando, enquanto se comunicam por um código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto. Um dia, um desenho misterioso aparece e leva as crianças ao local onde se encontra um corpo desmembrado.
Agora em 2016, trinta anos depois do incidente, Eddie ainda tenta superar o passado, quando recebe um desenho de um homem de giz enforcado. O mesmo desenho também é enviado aos seus amigos de infância.  Somente quando um dos seus amigos aparece morto, Eddie resolve buscar respostas para o que de fato ocorreu em 1986.


14 – 21 Lições Para O Século XXI

Mais um livro do professor Yuval Noah Harari na lista. Depois de mostrar onde viemos em ‘’Sapiens’’ e para onde vamos em ‘’Homo Deus’’, Harari agora busca soluções para os problemas enfrentados na atualidade.
Reunindo artigos já publicados e palestras do autor sobre diversos assuntos que envolvem o mundo atual, o livro traz perspectivas e lições sobre esse século em que vivemos.





15 – A Morte É Um Dia Que Vale a Pena Viver

Abordado um tema que ainda é um tabu em nossa sociedade, a morte, Ana Claudia Quintana Arantes, médica especialista em cuidados paliativos, traz uma nova perspectiva sobre o assunto e mostra ao leitor por que a morte em si não deveria nos assustar. A autora traz reflexões sobre as nossas vidas e a maneira em como a vivemos.
‘’Será que nossos dias estão sendo devidamente aproveitados ou vamos chegar ao fim desta jornada cheios de arrependimentos sobre coisas que fizemos – ou, pior, que não fizemos?’’





E aí, já leu algum título da nossa lista? Qual é o seu favorito e qual irá para sua lista de leitura do ano? Conte nos comentários.

 Teste agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário