5 livros para ler em setembro

by - setembro 01, 2019


Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino.
- Stephen Covey

By Pixabay

Setembro chegou e a nossa lista de leitura também!
Todos os meses, uma lista com cinco livros é publicada indicando obras das quais achamos que você deveria conhecer.

Neste mês, a nossa lista traz três diferentes gêneros e conta com obras de autores famosos como Aldous Huxley e Machado de Assis, abordando temas diversos e interessantíssimos. Espero que gostem.

Confira:

1 – A Menina Da Montanha

Resultado de imagem para amazon a menina da montanhaAutobiografia da historiadora americana Tara Westover, ‘’A Menina da Montanha’’ conta como a menina nascida nas montanhas de Idaho, nos Estados Unidos, e que pisou pela primeira vez na vida em uma sala de aula aos 17 anos chegou até às universidades de Harvard e Cambridge, na Inglaterra.
Publicado em 2018, o livro chegou a fazer parte da lista de livros do ano por Bill Gates e foi indicado pelo ex-presidente americano Barack Obama.
Emocionante e inspirador, ‘’A Menina Da Montanha’’ conta não só como a educação pode mudar a vida de uma pessoa, mas como a vontade de mudar também pode.


2 -  Contraponto

Contraponto por [Huxley, Aldous]Escrito pelo famoso autor de Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley, ‘’Contraponto’’ é um retrato de uma sociedade decadente que busca novos rumos, mas não tem coragem de romper com os valores do passado. Neste livro, Aldous entrega diversos personagens com várias histórias que acabam tratando de temas diferentes e, no fim, acabam se conectando uma a uma.
O livro foi publicado em 1930 e está em diversas listas dos 100 melhores romances do século XX. Uma curiosidade é que muitos personagens do livro foram baseados em pessoas das quais Huxley conhecia, inclusive um dos personagens, chamado de Philip Quarles, muitos descrevem como sendo o alter ego do próprio autor.


3 -  Medicina dos Horrores

Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX por [Fitzharris, Lindsey]Publicado em 2018 e escrito pela historiadora médica Lindsey Fitzharris, ‘’Medicina dos Horrores’’ conta a história de Joseph Lister, um jovem médico que revolucionou o mundo das cirurgias.
Chocante, o livro mostra como eram precárias as condições que os cirurgiões trabalhavam durante o século XIX. Trabalhando sem luvas e sem qualquer cuidado com a higiene básica, estes profissionais se submetiam a cirurgias, onde o que valia não era a precisão, mas a velocidade e a força em que realizavam os procedimentos. Nesta época, muitos consideravam mais provável um homem sobreviver à guerra do que a um hospital.
Dentro desse cenário é que entra Joseph Lister, o médico cirurgião e pesquisador britânico, que hoje é considerado o pai da cirurgia moderna.

4 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Considerado um dos livros de negócios mais influentes do século XX, ‘’Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes’’ já vendeu mais de 25 milhões de cópias em 40 idiomas em todo o mundo. Se tornando um dos maiores fenômenos editoriais no mundo dos negócios.
O livro foi escrito pelo americano Stephen R. Covey, em 1989, e lista sete princípios que juntos devem ajudar a pessoa a conquistar uma vida efetiva. Os sete hábitos se dividem, quase todos, em duas linhas: independência e interdependência. Cada grupo de hábitos irá permite uma mudança de comportamento, passando da dependência para independência, conquistando também a interdependência e a melhoria contínua.
Em 2004, uma sequência do livro foi publicada intitulada de ‘’ O 8º Habito: Da Eficácia à Grandeza’’. Covey também escreveu outros livros com a mesma base, como ‘’Vivendo Os Setes Hábitos: Histórias de Coragem e Inspiração’’ e ‘’Os Sete Hábitos das Famílias Altamente Eficazes’’.

5 – Memórias Póstumas De Brás Cubas

Escrito pelo grandioso Machado de Assis, à princípio em folhetins, em 1880, sendo lançado um ano depois como livro, esse clássico da literatura brasileira já foi traduzido para mais de 12 idiomas e é um dos 10 livros brasileiros mais lidos da história. Além disso, a obra já recebeu três adaptações cinematográficas: ‘’Viagem ao Fim do Mundo’’, em 1968; ‘’Brás Cubas’’, em 1985; e ‘’Memórias Póstumas’’, em 2001, estrelado por Reginaldo Faria.
‘’Memórias Póstumas De Brás Cubas’’ é narrado pelo seu autor, Brás Cubas, um ‘’defunto-autor’’, ou seja, um homem que já morreu e que deseja escrever a sua autobiografia. Sob o cenário da elite carioca do século XIX, o morto descreve suas memórias póstumas, no livro ao qual dedica ‘’ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança...’’, começando a história pela sua morte.
Curiosidade: Em 2001, o cineasta Woody Allen citou a obra de Machado de Assis como uma das cinco obras que mais impactaram-no, em entrevista ao jornal britânico ‘’The Guardian’’. Leia a matéria aqui.

Então, já leu algum livro da lista? Conte nos comentários.

You May Also Like

0 comentários