25 filmes para te ajudar a estudar a história do Brasil

by - setembro 10, 2019


No último sábado (7), o Brasil comemorou 197 anos de sua independência política de Portugal. Como estamos comemorando um dia histórico, que marcou a história do Brasil, resolvemos elaborar uma lista com 25 filmes para te ajudar a conhecer a história de nossa pátria.
By Pixabay

No dia 07 de setembro de 1822, Dom Pedro I ‘’gritava’’ sobre as margens do rio Ipiranga a famosa frase ‘’Independência ou morte’’, dando início ao processo de independência do Brasil, transformando-o em um império posteriormente. Um dia que marcou a nossa história e que inclusive possui referências dentro do nosso atual hino nacional.

Porém, 7 de setembro é somente um dos vários dias históricos de nosso país. Com 500 anos, o Brasil possui uma pequena e, ao mesmo tempo, enorme história, e para te ajudar a estuda-la ou recorda-la, listamos vinte e cinco (+1) filmes que contam um pouco desses quinhentos anos de trajetória. Confira:



  • Brasil Colônia


1 – Anchieta, José do Brasil


Lançado em 1977 e dirigido por Paulo Cesar Saraceni, ‘’Anchieta, José do Brasil’’ é um filme brasileiro baseado na biografia do padre jesuíta espanhol José de Anchieta, um dos fundadores das cidades brasileiras de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O padre chegou ao Brasil em 1553, com menos de vinte anos de idade, e faleceu na cidade fundada por ele, Iriritiba (atual Anchieta), no Espirito Santo. Anchieta participou de diversas missões pelo Brasil, atuando como um jesuíta, e tem um papel fundamental para literatura quinhentista no país.

2 – O Caçador de Esmeraldas


Filme com foco no movimento bandeirante, ‘’Caçador de Esmeraldas’’ conta a história de Fernão Dias Paes Leme, um bandeirante que assume a tarefa de buscar riquezas para a coroa portuguesa percorrendo e expandindo o território do Brasil durante o século XVII.
Fernão Dias Paes Leme nasceu em São Paulo e ficou conhecido popularmente como ‘’O Caçador de Esmeraldas’’, sendo o mais famoso bandeirante junto com Antônio Raposo Tavares – conhecido como ‘’O Velho’’.
O filme foi lançado em 1979 e conta com um elenco com grandes nomes da TV e do cinema brasileiro como Gloria Menezes e Tarcísio Meira.

3 – Brava Gente Brasileira


Filme fictício lançado em 2000, ‘’Brava Gente Brasileira’’ retrata o choque cultural entre os portugueses e os índios no século XVII. A história se passa no pantanal, onde um grupo de soldados acompanha o cartografo enviado pela coroa portuguesa para fazer um levantamento topográfico da região. No caminho, o grupo de soldados encontra algumas mulheres indígenas tomando banho perto do rio. As mulheres são estupradas pelos soldados e também pelo cartografo Diogo, que é forçado a participar do ato pelo chefe dos soldados.
Dirigido por Lúcia Murat, o longa ganhou dois prêmios em 2001 no Festival de Brasília: Melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora. O título do filme faz alusão ao refrão do Hino da Independência Brasileiro, escrito pelo jornalista e poeta Evaristo da Veiga.

4 – Batalha de Guararapes


Como o próprio nome do filme diz, o longo retrata a batalha de Guararapes, que ocorreu entre 1648 a 1649, entre o exército da Holanda e defensores do Império Português no nordeste brasileiro.
O episódio ficaria conhecido como o ponto decisivo para Insurreição Pernambucana, colocando um fim ao chamado ‘’Brasil Holandês’’ ou ‘’Nova Holanda’’, que durou entre 1630 a 1654.
O longa ‘’Batalha dos Guararapes’’ foi lançado em 1978 e é dirigido por Paulo Thiago. O filme é estrelado por José Wilker e José Pimentel, que interpretaram respectivamente João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, dois dos líderes da Insurreição Pernambucana.

5 – Quilombo


Filme de produção brasileira e francesa de 1984, ‘’Quilombo’’ é baseado nos livros ‘’Ganga Zumba’’ de João Felício dos Santos e ‘’Palmares’’ de Décio de Freitas.
O longa mostra um grupo de escravos de um engenho em Pernambuco que ruma ao Quilombo dos Palmares, cujo o líder é Ganga Zumba, um príncipe africano. Constituído de ex-escravos fugidos, o Quilombo dos Palmares resistia ao cerco colonial. Mais tarde, o herdeiro e afiliado de Ganga Zumba, Zumbi, passa a liderar o quilombo depois de contestar o próprio que havia assinado um tratado de paz com o reino português. Logo, seria Zumbi quem enfrentaria, junto com o povo de Palmares, o exército português.
‘’Quilombo’’ é dirigido por Cacá Diegues e conta com um elenco com nomes renomados como Zezé Motta, João Nogueira, Grande Otelo, Tony Tornado, Camila Pitanga, Milton Gonçalves e entre outros. O filme participou de vários festivais, conquistando uma indicação ao Palma de Ouro no Festival de Cannes 1984, na França, e o prêmio do Festival de Miami 1984, nos Estados Unidos.

6 – A Missão


Estrelado pelos premiados atores Robert De Niro e Jeremy Irons, ‘’A Missão’’ conta a história de Rodrigo Mendonza, um mercador de escravos que acaba matando seu próprio irmão na disputa pela mulher que amava, Carlotta.
Amargamente arrependido, Mendoza decide se juntar aos jesuítas, nas florestas da américa portuguesa e espanhola, se unindo ao padre Gabriel, um jesuíta que luta para defender os índios dos bandeirantes.
O longa se encontra em um contexto histórico pós-assinatura do ‘’Tratado de Madrid’’ e os conflitos entre os índios guaranis das missões jesuíticas e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil, na Guerra Guaranítica (1750-1756). Os índios se recusavam a deixar suas terras no território do Rio Grande do Sul e se transferirem para o outro lado do rio Uruguai, do qual foi demarcado os limites entre Portugal e Espanha.
O filme foi indicado para vários prêmios, além de ser premiado em diversas premiações, incluindo um Oscar, três BAFTA’s e dois Globos de Ouro.

7 – Carlota Joaquina, Princesa do Brasil



Lançado em 1995, o longa dirigido por Carla Camurati conta a história de Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI e mãe de Dom Pedro I, a infanta espanhola que acaba se tornando princesa do Brasil.             
O filme é uma comédia histórica e remonta o cenário da vida da monarquia portuguesa assim como a fuga da mesma para o exilio no Rio de Janeiro, buscando escapar das tropas napoleônicas, em 1807.

8 – Os Inconfidentes


Filme de produção brasileira e italiana, ‘’Os Inconfidentes’’ retrata a Inconfidência Mineira ocorrida, em 1789, na província de Minas Gerais.  Mostrando o episódio do seu início até o degredo dos inconfidentes e a execução de Tiradentes.
O longo foi baseado nos livros ‘’Autos da Devassa’’, uma compilação de documentos contra os inconfidentes, e em ‘’O Romanceiro da Inconfidência’’, de Cecilia Meireles. 
Lançado em 1972, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e estrelado por José Wilker, o filme foi premiado na categoria ‘’Melhor Filme’’ no Troféu APCA de 1973. Em 2015, o filme ainda entrou para lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE).

9 – Independência ou Morte


O filme de 1972, estrelado por Tarcísio Meira, remonta o processo que levou a emancipação política do Brasil de Portugal, além de aborda outros eventos como o caso da Marquesa de Santos. O longa é uma versão mais romantizada do processo que cominou na independência brasileira, em 1822.

  • Brasil Império


10 – Guerra do Paraguai


O filme documentário de 2015, dirigido por Matheus Ruas, remonta o cenário da maior guerra que ocorreu na América do Sul: A Guerra do Paraguai – guerra travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai, entres os anos de 1864 a 1870.

  • Brasil República


11 – Guerra de Canudos


Lançado em 1997, o filme dirigido por Sérgio Rezende e estrelado por José Wilker e Cláudia Abreu, é baseado no conflito armado conhecido como a Guerra de Canudos, travada entre os integrantes do movimento religioso liderado por Antônio Conselheiro e o exército brasileiro, entre 1896 a 1897.

12 – Memórias de Cárcere


Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, o filme conta o período em que o autor ficou preso sob ordens da polícia do Estado Novo, no governo de Getúlio Vargas, no Brasil.
Lançado em 1984, o filme foi estreado por Carlos Vereza e Gloria Pires. Indicado para diversos prêmios, ‘’Memórias de Cárcere’’ foi premiado com o troféu APCA nas categorias ‘’Melhor Ator’’ e ‘’Melhor Filme’’, em 1985.

13 - Olga


Filme inspirado na biografia escrita pelo jornalista Fernando Morais sobre a alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes. Militante comunista desde jovem, Olga é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Lá, ela faz um treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935.  Com o fracasso da revolução, Olga é presa e deportada pelo governo Vargas para a Alemanha Nazista.
O longo foi lançado em 2004 e é dirigido por Jayme Monjardim, sendo estrelado por Camila Morgado, Caco Ciocler e Fernanda Montenegro.

14 – Lampião e Maria Bonita


A minissérie lançada em 1982 e depois transformada em telefilme em 2015, ‘’Lampião e Maria Bonita’’ narra uma versão romantizada dos últimos seis meses de vida do casal de cangaceiros mais famosos do Brasil.
A produção mostra o fenômeno que foi o cangaço brasileiro, cujo um dos principais líderes foi Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Este que com o tempo se tornou quase em um personagem mítico da cultura, dos quais alguns consideram-no um líder sanguinário e outros um herói.

15 – Estrada 47


Filme produzido pelo Brasil, Portugal e Itália, ‘’Estrada 47’’ é baseada na participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e mostra o drama vivido pela Força Expedicionária Brasileira, onde a maioria dos soldados vinha de origem rural e sem qualquer experiência militar.
Neste cenário, entram os personagens Guimarães, Piauí e Laurindo, soldados da companhia, e o Tenente Penha, que acabam se perdendo dos outros após sofrerem um ataque de pânico coletivo. Assim após se reunirem, eles têm que decidir entre voltar para a sua companhia e enfrentar a corte marcial por abandono de posto, ou voltar para a antiga posição e se arriscarem a enfrentar um ataque supressa do inimigo.  É aí que entra o jornalista Rui, que eles acabam conhecendo e que conta sobre um campo minado ativo. O grupo então vê nisso uma oportunidade para se redimir, porém ainda há muito o que acontecer e a guerra ainda está longe de acabar.

16 – Getúlio


Lançado em 2014, o filme ‘’Getúlio’’ mostra a intimidade dos últimos dezenove dias da vida de Getúlio Vargas, durante o período em que fica isolada no palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Retratando o Atentado da Rua Tonelero à Carlos Lacerda que acaba matando o major Rubens Florentino Vaz. O atentado acabou atribuído à membros da guarda pessoal do presidente Vargas e deu início a crise política que resultaria no suicídio do presidente.
O longa foi estrelado por Tony Ramos como Getúlio, Drica Moraes como Alzira Vargas e Alexandre Borges como o jornalista Carlos Lacerda.

17 – Os Anos JK – Uma Trajetória Política


‘’Os Anos JK’’ é um documentário lançado em 1980, em plena ditadura militar, que retrata a história do presidente Juscelino Kubitschek, conhecido como JK. A produção conta desde o início de sua carreira como político, em 1933, passando pela construção da capital Brasília até a perda dos seus direitos políticos, em 1964.
O filme é o terceiro documentário brasileiro de maior bilheteria da história com 800 mil espectadores e conta com a participação de alguns políticos como Tancredo Neves, Renato Archer e Magalhães Pinto.

18 - Jango


Dirigido por Sílvio Tendler e narrado por José Wilker, ‘’Jango’’ narra o governo de João Goulart na presidência do Brasil durantes os anos de 1961 a 1964.  O filme refaz a trajetória política do ex-presidente até o golpe militar que o depôs do cargo em abril de 1964.
O longa é um dos dez documentários brasileiros de maior bilheteria da história e reconstitui a vida de Goulart a partir de imagens de arquivo e entrevistas com importantes figuras políticas. O documentário ‘’Jango’’ ainda possui uma nota 7,7/10 baseado em 135 avaliações, no site IMDb.

19 – O Dia que Durou 21 Anos


Mais um documentário para lista, ‘’O Dia que Durou 21 Anos’’ fala sobre a participação do governo dos Estados Unidos no golpe de estado de 1964, no Brasil.
O longo mostra um pedaço de uma entrevista filmada do professor e embaixador norte-americano no Brasil Lincoln Gordon. Enquanto Peter Kornbluh, coordenador da National Security Archives dos Estados Unidos, explica terem sido revelados documentos confidenciais que contam a estratégia do governo americano em relação ao golpe de 1964 que resultou na ditadura que durou 21 anos (1964-1985) no Brasil. O filme tem como ponto de partida a crise provada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, e prossegue até 1968, com o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick.
‘’O Dia que Durou 21 Anos’’ foi lançado em 2012, no Festival Internacional do Rio de Janeiro, e é dirigido e escrito por Camilo Galli Tavares.

20 – Batismo de Sangue


Baseado no livro homônimo de Frei Betto, lançado em 1983, ‘’Batismo de Sangue’’ é um filme de 2007 que conta a história dos frades Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo.
O longo se passa no final dos anos 60, onde o convento dos frades dominicanos, em São Paulo, se torna uma das mais fortes resistências à ditadura militar (1964-1985) no Brasil. Os cinco freis (Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo), movidos por ideais cristãos, passam a apoiar o grupo guerrilheiro ‘’Ação Libertadora Nacional’’ sob o comando de Carlos Marighella, na época. O grupo acaba concluindo a necessidade de dispersão do grupo, após uma conversa entre Frei Diogo e seus frades. Mas logo, o grupo passa a ser vigiado pela polícia e eles acabam presos, passando por violentas sessões de tortura.

21 – O Que é Isso, Companheiro?  


Lançado em 1997, ‘’O Que É Isso, Companheiro?’’ é um filme ficcional com metade de seu roteiro baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, escrito em 1979. Dirigido por Bruno Barreto, a produção chegou a ser indicada ao Oscar na categoria ‘’Melhor Filme Estrangeiro’’, em 1998.
O longo narra a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em 1969, pelos integrantes do MR-8 e da Ação Libertadora Nacional, dois grupos de guerrilheiros de esquerda que lutavam contra a ditadura militar (1964-1985) no país.

22 – Zuzu Angel


Dirigido por Sérgio Rezende e estrelado por Patrícia Pilar e Daniel de Oliveira, o filme ‘’Zuzu Angel’’ conta a história da estilista brasileira Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, que teve seu filho torturado e assassinado durante a ditadura militar brasileira, em 1971.
Na procura pelo seu filho, que na época havia sido oficialmente dado como ‘’desaparecido político’’, ela enfrentou as autoridades tentando conseguir explicações e informações sobre o corpo do filho, e sua busca se tornou conhecida até mesmo no exterior. Zuzu chegou até mesmo a realizar um desfile-protesto em Nova York, no consulado do Brasil na cidade.  

  • Atualidades


23 – Carandiru


Baseado no livro ‘’Estação Carandiru’’, do médico Drauzio Varella, e dirigido por Hector Babenco, ‘’Carandiru’’ narra o cotidiano da extinta ‘’Casa de Detenção de São Paulo’’, popularmente conhecida como Carandiru, antes e durante o massacre que ocorreu no dia 2 de outubro de 1992.
A penitenciaria localizada na zona norte de São Paulo foi fundada na década de 1920, sendo desativado e parcialmente demolida em 2002. ‘’O massacre do Carandiru’’ como ficou conhecida a chacina ocorrida em 1992, causou a morte de 111 detentos.
O longo mostra bem a realidade das penitenciarias do Brasil, que inclui problemas como violência, superlotação das celas e instalações precárias.

24 – Notícias de uma Guerra Particular


Documentário de 1999, escrito e dirigido por Katia Lund e João Moreira Salles, o longa retrata o cotidiano dos traficantes, policiais e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. O filme mostra a violência urbana dentro das favelas e a guerra diária que os moradores enfrentam.
O documentário é fruto de dois anos de entrevistas com pessoas ligadas ao tráfico, moradores e policiais.  No site do IMDb, a produção recebeu uma nota 8,2/10 com base em 668 avaliações.

25 – Martírio


Lançado em 2017, ‘’Martírio’’ é um filme documentário dirigido por Vicent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida. O longa retrata, com imagens históricas, a história da resistência do grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil na atualidade, ao conflito constante com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais.
O filme é um retrato do que a maioria dos grupos indígenas sofreu e ainda vem sofrendo no país.

Extra: Ilhas Das Flores


O curta-metragem lançado em 1989, escrito e dirigido por Jorge Furtado, retrata a trajetória de um tomate que acaba indo para a Ilha das Flores, um aterro em Porto Alegre.  
Do produtor rural ao supermercado, do supermercado ao consumidor, do consumidor ao lixo, do lixo aos porcos e as pessoas. ‘’Ilha Das Flores’’ consegue retratar bem em alguns minutos um pouco da desigualdade social vigente no Brasil e no mundo.
O documentário de apenas 13 minutos chegou a ganhou vários prêmios, inclusive o prêmio na categoria ‘’Best Short Film’’, no Festival de Berlim, em 1990. No site IMDb, o longa conta com uma nota 8,5/10, com base em 5.100 avaliações.  


Curtiu a nossa lista? Já assistiu algum filme ou tem alguma outra indicação que não está nossa lista? Não deixe de comentar!

You May Also Like

0 comentários