5 livros para ler em agosto

by - agosto 01, 2019


‘’Depois que descobri o que estava me incomodando, a maior parte do meu mal-estar desapareceu. O medo costuma provir da ignorância. Uma vez que eu soube qual era o problema, ele se tornou apenas um problema, nada a temer. ’’
- Patrick Rothfuss (O Nome do Vento).
By Pixabay.
Agosto chegou e mais uma lista de leitura também!

Da grande rainha do crime à um famoso psicólogo americano, a nossa lista de leitura desse mês conta com variados títulos e histórias: Vamos conhecer Jude e sua trágica história, desvendar um assassinato em um pacato vilarejo britânico, conhecer o fantástico mundo de Kvothe, viajar pelo universo e conhecer um pouco sobre nós mesmos através de nossas emoções. Tudo isso em apenas cinco livros, acredita? Agora sem mais delongas, confira a lista:

1 – Jude, O Obscuro

Resultado de imagem para amazon jude o obscuroEscrito pelo autor inglês Thomas Hardy e publicado em 1895, ‘’Jude, O Obscuro’’ conta a história de Jude Fawley, um garoto que mora em uma aldeia no sul da Inglaterra e deseja ser um estudioso em Christminster – uma cidade inspirada em Oxford.
Desde jovem, Jude se interessava por línguas. Determinado, ele buscou aprender grego e latim em seu tempo livre, enquanto trabalhava na padaria de sua tia-avó, com esperanças de poder ingressar na universidade.  Mas antes de tentar realizar seu sonho, Jude é seduzido por Arabella Donn, uma garota que finge estar grávida para se casar com ele. O casamento logo se mostra um fracasso e Arabella deixa Jude.
Buscando finalmente alcançar seus sonhos de ingressar na universidade, Jude se muda para Christminster e começa a trabalhar como pedreiro para se sustentar, enquanto estuda sozinho. Lá, ele conhece Sue Bridehead, sua prima distante e nada convencional, pela qual Jude se apaixona. Vivendo em uma sociedade pouco favorável a mudanças como a de meados do século XIX, o amor dos dois acaba se tornando uma sentença.
O livro foi bastante criticado e chocou a sociedade da época na qual foi publicado. Enquanto isso, a obra tem sido bastante aclamado nos tempos atuais explorando temas diversos como educação, classe, religião, moralidade e casamento. Além disso, a história recebeu diversas adaptações, incluindo um filme protagonizado pelos atores Christopher Eccleston e Kate Winslet intitulado de ‘’Jude’’.

2 – O Assassinato de Roger Ackroyd

Resultado de imagem para assassinato de roger ackroyd amazonUm dos livros mais famosos da Rainha do Crime, Agatha Christie. ‘’O Assassinato de Roger Ackroyd’’ foi primeiro grande sucesso da autora e sua história se passa na pacata vila britânica de King’s Abbott, que acaba de ser o palco de três misteriosos crimes.
Intrigada com as mortes, a velha Caroline Sheppard, uma das líderes do grupo de fofoca da vila e irmã do Dr. James Sheppard, pede a ajuda do aposentado detetive belga Hercule Pairot para desvendar os casos. Com a ajuda do Dr. Sheppard, que é o narrador da história, Parrot tenta encontrar a ligação entre os casos e achar o assassino.
A obra é uma das mais aclamadas da grande autora, que escreveu mais de 80 livros nos seus 56 anos de carreira, e é considerado uma das suas obras-primas.

3 – O Nome do Vento

Resultado de imagem para o nome do vento amazonO primeiro livro da trilogia ‘’A Crônica do Matador do Rei’’, ‘’O Nome do Vento’’ abre caminho para o mundo fantástico do autor Patrick Rothfuss. A obra conta a história de ‘’Kvothe’’, um lendário arcanista e músico que decide contar ‘’nada além da verdade’’ sobre a sua vida à um cronista em três dias.
Kvothe é dono da hospedaria Marco do Percurso e leva agora uma vida pacata até que um grupo de criaturas sombrias ataca a vila e ele salva a vida do cronista, que passa a se interessar em saber quem é realmente aquele homem.
A obra conta a história de ‘’Kvothe’’, dono de uma hospedaria chamada Marco do Percurso, que esconde sua identidade dos cidadãos da vila. Kvothe vive uma vida pacata no vilarejo até que um dia um grupo de criaturas sombrias ataca a vila e ele salva a vida do cronista, que passa a se interessar em saber quem é realmente aquele homem. Lendário arcanista e músico famoso, Kvothe decide então contar ‘’nada além da verdade’’ sobre a sua história ao cronista em apenas três dias.
A obra recebeu várias indicações e prêmios literários, incluindo um Quill Award. O segundo livro da série foi lançado em 2011, intitulado de ‘’O Temor do Sábio’’.
Atualmente, a série conta com três histórias subjacentes: ‘’A Música do Silêncio’’, ‘’How Old Holly Came To Be’’ e ‘’A Árvore Reluzente’’ – sendo os dois últimos contos publicados nos livros ‘’ Unfettered’’ e ‘’O Príncipe de Westeros e Outras Histórias’’, livro com contos dos mais diversos mundos de diferentes autores como George R. R. Martin e Neil Gaiman.

4 – 2001: Uma Odisseia no Espaço

Resultado de imagem para 2001 uma odisseia no espaço amazonEscrito pelo autor Arthur C. Clarke e publicada em 1968, ‘’2001: Uma Odisseia no Espaço’’ é o primeiro livro da tetralogia intitulada de ‘’Odisseia no Espaço’’. A obra foi desenvolvida juntamente com a sua versão cinematográfica, dirigida por Stanley Kubrick, que foi indicada a quatro categorias do Oscar: ‘’Melhor Diretor’’, ‘’Melhor Roteiro Original’’, ‘’Melhor Direção de Arte’’ e ‘’Melhores Efeitos Visuais’’, conquistando a estatueta dessa última categoria.
O livro começa com uma raça alienígena antiga e invisível que usa um dispositivo com a aparência de um monólito cristalino para investigar mundos e, se possível, encorajar o desenvolvimento da vida inteligente. Agora, o tal monólito aparece na Africa Antiga, aproximadamente em 3 milhões de anos A.C., onde inspira um grupo faminto de hominídeos para desenvolver ferramentas.
Milhares de anos depois, Dr. Heywood Floyd viaja para Base CLavius da Lua, onde um cientifico relata que eles encontraram um distúrbio magnético, chamado Tycho Magnetic Anomaly One (TMA-1), na cratera Tycho. Com as novas descobertas, uma nova missão, intitulada de Discovery One, é enviada para Saturno.
O Dr. David Bowman e o Dr. Frank Poole são os únicos humanos conscientes a bordo, enquanto seus colegas estão em uma ‘’animação suspensa’’ para serem despertados perto de Saturno. O HAL 9000, um computador artificialmente inteligente mantém a nave.
A obra trata de diversos assuntos como os perigos da tecnologia e da guerra nuclear, além de evolução, exploração espacial e inteligência artificial, se tornando um símbolo do gênero de ficção cientifica tanto no cinema quanto na literatura (ou vice-versa).

5 – Inteligência Emocional

Resultado de imagem para inteligecia emocional amazonEscrito pelo psicólogo americano Daniel Goleman e publicado em 1995, ‘’Inteligência Emocional’’ transformou a maneira de pensar a inteligência. Neste livro, Coleman traz o conceito de ‘’duas mentes’’ – a racional e a emocional – e explica como elas funcionam e moldam o nosso destino.
‘’No mundo empresarial, o QI (coeficiente de inteligência) alto consegue um bom emprego. O QE (coeficiente emocional) alto garante promoções. ’’
Partindo de casos cotidianos e novas descobertas neurológicas, o autor explica e fundamenta suas teses. Com exemplos marcantes, Goleman apresenta as cinco habilidades da inteligência emocional e mostra como elas podem ser determinantes para o nosso sucesso pessoal e profissional.
 Para ele, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser ensinada e cultivada através de métodos de treinamento, que inclusive ele propõe em seu livro.

Já leu algum livro da lista? Deixe seu comentário.

You May Also Like

0 comentários