5 livros para ler em abril

by - abril 01, 2019


‘’As flores do campo e as paisagens têm um grave defeito: são gratuitas. ’’

- Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo).


Mais um mês se inicia e, como de costume, trouxemos uma lista com 5 livros para você desfrutar durante esses 30 dias de abril. 
Este mês, a nossa lista possui variados tipos de obras que vão desde dramas e aventuras a distopias e reflexões.

Confira:


1– A Morte É Um Dia Que Vale A Pena Viver

Ana Claudia Quintana Arantes é uma médica especialista em cuidados paliativos. Em 2013, ela deu uma palestra ao TED que viralizou na internet rapidamente. A última fala do vídeo foi ‘’A morte é um dia que vale a pena viver’’. Curiosamente, este viria a ser o nome do seu livro lançado 4 anos depois.
Neste livro, Ana Claudia aborda um tema que ainda é um tabu: a morte. Segundo ela, o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim de nossas vidas sem conseguir aproveita-las direito. Em sua obra, Ana traz várias reflexões sobre as nossas vidas.

 ’’Como estamos vivendo? Será que nossos dias estão sendo devidamente aproveitados ou vamos chegar ao fim desta jornada cheios de arrependimentos sobre coisas que fizemos – ou, pior, que não fizemos?’’

2 – Parrot e Olivier na América

Olivier é um jovem que nasceu em uma família aristocrática francesa logo após a revolução, enquanto Parrot é filho de um tipografo inglês e órfão de mãe. Parrot sonhava em ser artista, porém após diversas reviravoltas, ele se vê com meia-idade como um criado de um nobre.
Apesar de distintos, Olivier e Parrot veem suas vidas se cruzarem, quando o jovem Olivier resolveu zarpar para o Novo Mundo – com a justificativa de estudar o sistema penitenciário, mas, na verdade, é para salvar o seu pescoço de uma nova revolução. Parrot é enviado com ele como espião, protetor e antagonista.


3 – O Estrangeiro

Publicado em 1942 e traduzido em mais de 40 línguas. O estrangeiro é o mais famoso livro do escritor Albert Camus.
A história narra a jornada de Meursault, um homem comum que quase inconscientemente comete um crime e acaba sendo julgado por esse ato. Agora, Meursault, que vivia sua liberdade de ir e vir sem ter consciência dela, perde-a envolvido pelas circunstâncias e acaba descobrindo uma liberdade maior e bem mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar.
O livro traz uma reflexão sobre liberdade e condição humana e se tornou uma das mais belas narrativas do século. A obra ainda influenciou várias artistas e obras como o filme ‘’The Man Who Wasn’t There’’ dos irmãos Coen como a música ‘’Killing Na Arab’’ da banda The Cure. Há rumores também (não confirmados pelos autores) que a história tenha inspirado a canção ‘’Bohemian Rhapsody’’ do Queen.

4 – Admirável Mundo Novo

Escrito em 1931, Admirável Mundo Novo é considerado hoje um dos 100 melhores livros do séc. XX.
A obra se passa em Londres, no ano de 2540, em uma sociedade cheia de desenvolvimentos tecnológicos onde as pessoas são programadas em laboratório e adestradas para cumprir seu papel em suas castas biologicamente definidas já no nascimento.
Neste mundo, ter um filho era considerado um ato obsceno e impensável assim como ter uma crença religiosa era um ato de ignorância e de desrespeito. 

Comparada as grandes obras distópicas como 1984 que criticava os governos totalitários, o terror do stalinismo e o nazifascismo, Huxley faz de ‘’Admirável Mundo Novo’’ uma critica a sociedade capitalista, industrial e tecnológica.

5 – O Poder do Agora

Para o nosso ultimo livro da lista trouxe a obra do escritor alemão Eckhart Tolle.
Publicado em 1997, o livro ‘’O Poder do Agora’’ fala sobre o presente e, como muitas vezes, ignoramos ele. É comum ficarmos pensando no passado e no futuro e esquecemos o agora.
Nesta obra, Tolle mostra de maneira simples e utilizando ensinamentos do cristianismo, budismo, hinduísmo, taoismo e de outras tradições, como o ‘’agora’’ é o melhor caminho para felicidade e iluminação pessoal.


‘’Ignoramos ou até negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejarmos e seremos, finalmente, felizes. Mas se realmente queremos mudar nossas vidas é preciso começar neste momento. ’’


Já leu algum livro da lista? Conte pra gente o que achou!



You May Also Like

0 comentários